II Congresso Clínica Junguiana e Arteterapia: Tradições e História da Arte

 

Lista dos Convidados Confirmados

Bruna Fragozo

 

Psicóloga clinica, formada em 2005 pela Universidade Santa Úrsula, pós-graduada em Psicologia Analítica (Teoria e Prática Junguiana) pela Universidade Veiga de Almeida e em Gestão de RH pela UFF.

 

 

 

Christianne Rachel Aguiar

 

Psicóloga clínica. Pós-graduada em Teoria e Prática Junguiana (UVA). Consultora e Professora de tarô. Facilitadora de grupos de estudos sobre mitos e contos de fadas.

 

 

 

Cláudio Paixão Anastácio de Paula

 

Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG) e desenvolve a pesquisa - Dimensões simbólicas e afetivas da informação: construindo um repertório de práticas de investigação - na ECI/UFMG. É coordenador do GEDII - Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (ECI/UFMG) e atua também como Pesquisador do GECCI - Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação (ECI/UFMG) e é coordenador do curso de especialização em Gestão da Informação e Pessoas (GIP) do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) da ECI/UFMG.  

 

 

 

Cynthia Lira

 

Psicóloga, membro analista SBPA, Terapeuta de família membro ATF-RJ.

 

 

 

Damáris Vieira Novo 

 

Mestre pela Fundação Getúlio Vargas. Psicóloga Clínica de abordagem Junguiana. Arteterapeuta filiada à AARJ e à UBAT.  Orientadora (coach) Profissional e de Carreiras, utilizando metodologia própria com base Junguiana. Autora do Diagrama PH-PP (Potencial Humano-Potencial Profissional). Docente em cursos de pós-graduação. Palestrante em congressos nacionais e internacionais.

 

 

Daniel Munduruku

 

Escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É Pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de Sáo Carlos - UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Autor de 50 livros para crianças, jovens e educadores é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Membro fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO) .

 

 

 

Elisabete Christofoletti

 

Psicóloga, mestre em educação (Unicamp), Analista pela SBPA-SP, vinculada a IAAP, pesquisadora Associada do Centro de Hermenêutica do Presente da Universidade Federal de Rondônia, coordenadora do GPA-Grupo de Estudos de Psicologia Analítica PVH-RO.

Envolvida em questões vinculadas aos Povos da Floresta, desde 2000.

Trabalha com Fotografia e Artes Plásticas.

 

 

 

Elizabeth Christina Cotta Mello

 

Psicóloga Clínica (UFRJ). Licenciatura em Artes visuais (BENNETT). Pós-doutora em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pós-graduada em Arteterapia e Processos de Criação (UVA). Doutora em Psicologia Cognitiva, Social e da Personalidade (UFRJ). Mestre em Psicologia Cognitiva, Social e da Personalidade (FGV/RJ). Especialista em Psicologia Clínica (CFP) e Psicologia Hospitalar (CFP). Atuou como Supervisora e professora em graduação de psicologia (UVA, FAHUPE e FAMATH, UFRJ) e em pós-graduação (UVA, UCAM e USS). Fundadora do Curso de Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana (UVA), Fundadora do Curso de Pós-Graduação em Arteterapia e Processos de Criação (UVA). Fundadora do Curso de Psicologia Junguiana (FAMATh). Analista Junguiana da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (Filiada a IAAP Zurique). Arteterapeuta (AARJ / Filiada a UBAT. Ex-Presidente da SBPA-RJ e atual responsável pelo Curso de Formação de Analistas Junguianos (SBPA-RJ). Em formação de Música pela Villa Lobos. 

 

 

 

Eveline Carrano

 

Psicóloga, arteterapêuta e Arte-educadora. Especialista em Psicoterapia junguiana e imaginário (PUC/RJ), Terapia de Família (UCAM/RJ), Arteterapia na saúde e na educação (UNIRIO). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (FGV/RJ). Doutoranda em psicologia clínica (USAL/AR). Professora de Arteterapia, Terapia de Família e Psicopedagogia no curso de Pós-Graduação da UCAM-RJ, Projeto a Vez do Mestre. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Cândido Mendes, Professora no curso de Pedagogia à Distância na Faculdade Integradas AVM e Professora convidada no curso de Pós-Graduação: Teorias e Técnicas Junguiana da UVA – RJ. Psicóloga há mais de 30 anos e há 17 anos atua como Arteterapeuta, ministrando cursos, Atelier, oficinas com crianças, adultos, atendimento arteterapêutico, orientação e supervisão de casos em Psicologia e Arteterapia. Membro da associação de Marionnette et Thérapie (França). Membro Fundador da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro AARJ.

 

 

 

Fernando Rocha Beserra

 

Psicólogo (UVA). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Especialista em Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ) e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (FIOCRUZ). Professor de Psicologia (UVA-RJ; ISERJ-FAETEC; FAMATH) e Psicólogo do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 

Flávia Medina Roma

 

Graduada em Psicologia (PUC-RJ), Pós-graduada em Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ). Pós-graduadanda em Arteterapia e Processos de Criação (UVA-RJ), Professora do curso de pós-graduação da Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ) e Professora do curso Arte Terapia e Processos de Criação (UVA-RJ). Experiência em Transtornos Alimentares e Psicossomática. Psicóloga Clínica.

 

 

 

Franklin Chang

 

Analista junguiano formado em 1991 pelo Instituto C. G. Jung Zurique. Ex-diretor da Casa das Palmeiras 1997 a 2001. Prof. Pós-graduação Veiga de Almeida, Santa Úrsula. Orientador grupos de estudo sobre Taoísmo, Alquimia Chinesa e Psicologia junguiana.

 

 

 

Izabela Bocayúva

 

Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do PEC - Pólo de Estudos Classicos do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o NOESIS - Laboratório de Estudos em Filosofia Antiga da UERJ. Em 2012 fez o Pós doutorado em Paris IV-Sorbonne sob a orientação de Barbara Cassin com o projeto "Os mitos de Platão". Faz parte do projeto CAPES/COFECUB entre os anos de 2015 e 2018 entre o Centre Léon Robin de l'Université de Paris IV - Sorbonne e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pertence ao Corpo Editorial da Revista Anais de Filosofia Clássica (Laboratório OUSIA/UFRJ), da Revista Ítaca (UFRJ), da Revista Ekstasis (UERJ) e da Revista Prometeus (UFS). É membro do Corpo editorial da Editora Hexis. Tem experiência na área de Filosofia, sobretudo Filosofia Antiga, com ênfase em Pré-socráticos e Platão. Os autores não antigos mais estudados são Nietzsche, Kierkegaard, Benjamin e Heidegger.

 

 

 

Loiva Lourdes Kerber

 

Psicóloga. Especialista em psicoterapia Junguiana de Abordagem Corporal (Instituto Sedes Sapientiae - SP), onde treinou calatonia com Dr Pëtho Sándor, criador do método. Especialista em Psicoterapia Holística (Sociedade Brasileira de Homeopatia - SP). Psicoterapeuta de abordagem Junguiana.

 

 

 

Luciene Lacerda

 

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo CESTH/FIOCRUZ e Mestrado em Saúde Coletiva pela UFRJ (2002). É Psicóloga e pesquisadora do NUBEA- Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, no Departamento de Bioética.  Coordenadora do LABERTE (Laboratório de Ética nas Relações de Trabalho e Educação); e coordena a recente Comissão de Direitos Humanos e Combate às Violências da UFRJ.

 

 

 

Luís Paulo Brabo Lopes

 

Biólogo (UFRJ) e Psicólogo (UVA). Mestrando em psicologia (UFRRJ), Especielista em Teoria e Prática Junguiana (UVA). Professor dos cursos de pós-graduação em Arteterapia e Processos de Criação (UVA), Teoria e Prática Junguiana (UVA) e Psicologia Junguiana (FAMATh). Atua na Rede de Atenção Psicossocial do Município do Rio de Janeiro, atualmente como psicólogo do CAPS Manoeal de Barros (A.P. 4.0). Psicoterapeuta de abordagem junguiana

 

 

Maddi Damião Junior

 

Psicólogo Clínico. Pós-Doutor em psicologia médica e psiquiatria (UNICAMP). Doutor em Psicologia (UFRJ). Professor do Curso de Psicologia do Departamento Interdisciplinar (RIR – Universidade Federal Fluminense/PURO). ex-Coordenador do Curso de Psicologia (UFF). Analista Junguiano  reconhecido pela Association for Analytical Psycology (IAAP) pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA-RJ). ex-Coordenador do grupo de estudos da Casa das Palmeiras e ex-diretor técnico da Casa das Palmeiras. Ex Professor da Graduação do Curso de Psicologia (UVA, USS e IBMR). Ex Coordenador Técnico do Curso de Pós Graduação em Teoria e Prática Junguiana (UVA). Ex Professor e Supervisor do Curso de Especialização de Teoria e Prática Junguiana (UVA). Ex-Coordenador da pós-graduação de Arteterapia (USS – Vassouras). ex-Avaliador do INEP, ex-vistoriador do CFP. Ex-coordenador de Arteterapia (USS – Vassouras). Pós-graduando em Arteterapia e Processos de Criação (UVA). Foi atuante no trabalho da Casa das Palmeiras, trabalhando com a Dra Nise da Silveira, e Colaborador no grupo de estudos e no Museu de Imagens do Inconsciente durante vários anos. 

 

 

 

Márcia Bertelli Bottini

 

Psicóloga PUC/SP, Especialização Cinesiologia SEDES SAPIENTAE, Especialização Psicologia Hospitalar UFRN, Especialização Arteterapia UNP/ALQUIMYART, Pós-Graduação Teoria Prática Junguiana UVA/RJ. Membro fundadora da Associação Potiguar de Arteterapia - ASPOART. Conselheira de honra da UBAAT. Coordenadora do Grupo Sertania de estudos junguiano em Natal/RN.

 

 

 

Maria Helena Lisboa da Cunha

 

Mestre e o Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente exerce a função de Professor-Titular de Filosofia Geral do Departamento de Filosofia, com especialidade em Filosofia Antiga e Estética Filosófica. Publicou cinco livros, Gilles Deleuze: imagens de um filósofo da imanência, Londrina: UEL, 1997, Espaço real-espaço imaginário, Rio de Janeiro: UAPÊ, 1998, Nietzsche-Espírito Artístico, Londrina: Edições CEFIL, 2003 e Rizoma, uma estética da existência em Platão, Nietzsche e Jung, Rio de Janeiro: Verbete, 2009 e Filosofia e Saúde onde foi também a organizadora e apresentadora do livro, Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. É Membro Efetivo da Academia Teresopolitana de Letras na patronímica de José do Patrocínio, cadeira 27, onde atualmente pertence ao quadro da Diretoria exercendo o cargo de Relações Públicas.

 

 

 

Neyla Durães Fernandes

 

Psicóloga pela UFRJ. Foi residente pela Ensp (Fiocruz). Pós-graduada em Psicologia Analítica (Teoria e Prática Junguiana) pela Universidade Veiga de Almeida

 

 

 

Nelson Job

 

Doutor pelo HCTE/UFRJ e psicólogo pela PUC-Rio. É autor do livro “Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica”, atrator do grupo de estudos experimental Transaberes, co-editor da revista eletrônica de cosmologia e cultura “Cosmos e Contexto” e ex-coordenador cultural da clínica Casa das Palmeiras.

 

 

 

 

Nilson Santos

 

Formado em Filosofia pela PUC-Campinas, Mestrado em Educação pela PUC-SP, doutorado em Ciências pela USP, atuei em educação de adultos e movimentos sociais nos anos 70 e 80, atuei em movimentos de seringueiros e movimentos indígenas a partir dos anos 90. Criador e editor da editora da Universidade Federal de Rondônia por 10 anos, autor de três livros: Seringueiros da Amazônia: Sobreviventes da Fartrura. Professor do departamento de educação da Universidade Federal de Rondônia há 26 anos, atualmente fotografo amador e um otimista sem esperança.

 

 

 

Nilton Sousa da Silva

 

Psicólogo (Licenciatura e Bacharelado, UGF). Doutor em Psicologia (UFRJ). Pós-Doutor em Serviço Social (PUC-RJ). Mestre em Filosofia (UERJ); Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFRRJ. Membro Fundador e Vice-Coordenador do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica (EIPsiA / ANPEPP) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Angola. Coordenador do Laboratório de Psicologia e Informações Afro-Descendentes (LAPSIAFRO) da UFRRJ. Supervisor Clínico de Base Junguiana no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFRRJ. Autor dos livros: O Mito em Ernst Cassirer e Carl Gustav Jung: uma compreensão do Ser do Humano (Litteris Editora) e Subjetividade, Ciência Moderna e Psicologia Junguiana (Editora EdUR). Psicoterapeuta Junguiano com experiência na área da Saúde Clínica, Social e Educacional. 

 

 

 

Paloma Carvalho Santos

 

Professora adjunta do Instituto de Artes da UERJ, doutora em História Social da Cultura, com linha de pesquisa em História da Arte pela PUC Rio, com a tese “A Ideia de Cor na Obra de Josef Albers” com estágio em Yale e na Fundação Anni e Josef Albers. Especialista em Gestão Empresarial  pela FGV – Rio de Janeiro e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora de Teoria da Arte, com experiência em artes visuais e cinema.

 

 

 

Paula Krempel

 

Graduada em Comunicação Social (UEL) e em Psicologia (UniFil). Especialista em Recursos Humanos: Gestão de Pessoas e Competências (UniFil) e em Teoria e Prática Junguiana (UVA). Formação em Coaching (IBC). Psicóloga Clínica e Organizacional.

 

 

Raphael do Amaral Vaz

 

Graduado em Psicologia (bach/Lic/Psicólogo - UVA), em Filosofia (Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II/RJ. (1997), e em Teologia (Instituto Superior de Teologia). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Psicólogo clínico e professor de psicologia da MULTIVIX - Faculdade Brasileira.

 

 

 

Rejane Natel

 

Psicóloga Clínica. Especialista em Psicologia Analitica (USF). Mestre em Ciências das Religiões (PUC-SP), Membro Analista da AJB (Filiada IAAP Zurique). Docente convidada da USCS (pós-graduação) e da UNISAL (São José dos Campos/SP). Pesquisadora de religiões tradicionais.

 

 

 

Renata Ribas Nassur de Luca

 

Graduada em Artes Plásticas com Habilitação em Pintura (UERJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Licenciatura - Docência do Ensino Fundamental e Médio. Atuou como professora substituta da cadeira de Desenho II da Escola de Belas Artes da UFRJ e integrou o corpo docente do curso de Artes Visuais das Faculdades Integradas Pestalozzi. 

 

 

 

Renato E. Oliveira

 

Astrólogo, Psicólogo, Pós-graduando de Arteterapia e Processos de Criação na UVA.

 

 

Rodolfo Berg

 

Psícologo clínico, arteterapeuta, músico, artista plástico, professor e supervisor de Arteterapia e Psicologia Analítica. Fundador e ex-presidente da AARJ, concelheiro honorárioda UBAAT.

 

 

 

Teresinha Zimbrão

 

Doutora em Literatura (University of Newcastle Upon Tyne), especialista em Psicologia Junguiana (IBMR-RJ) e pós-doutora em Literatura (PUC-RJ). Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (graduação e pós-graduação/mestrado e doutorado em Letras).

 

 

 

Walter Melo

 

Professor Associado I da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) da UFSJ. Professor do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Mestrado) da UFSJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Mestrado e Doutorado). Coordenador do GT da ANPEPP Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica (EIPsiA). Coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS). Coordenador do Grupo Caminhos Junguianos (GCJ). Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP). Tutor do PET-Saúde Redes (2013-2015). Coordenador do Grupo de Psicologia do PET-Saúde GraduaSUS (2016-2018). Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1992), residência em Psicologia Clínico-Institucional pela UERJ (1997), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2000) e doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2005). 

 

 

 

Zara Lyrio

 

Psicóloga (UCP); Pós-Graduada em Psicologia Analítica (IBMR). Analista Junguiana Didata e Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (Filiada IAAP Zurique). Pós Graduada em Educação, Ecologia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (ITF). Especialista em Ciência da Religião (UFJF). Mestranda em Ciência da Religião (UFJF), é professora da Pós Graduação em Naturopatia (UNIBEM). Psicóloga Clínica da Casa de Jung (Instituto Roberto Costa).

 

® 2017 Prática Junguiana, Todos os direitos reservados.